5 dicas de marketing para fotógrafos

Você já fez uma pesquisa no Google sobre o número de fotógrafos profissionais do seu seguimento na sua região?

Com as pessoas entrando nesse ramo menos do que nunca, você terá que fazer um esforço consciente para se distinguir do resto da multidão, já que mesmo com poucas pessoas entrando para essa área, há uma boa concorrência por aí.

Felizmente, existem algumas estratégias muito práticas que você pode usar para ajudar sua empresa a se destacar e atrair os clientes perfeitos para você.

Vamos então às minhas 5 dicas de marketing para fotógrafos para ajudar seu negócio de fotografia a se destacar.

1. Deixe sua personalidade brilhar em sua presença online

Adicione detalhes divertidos ao seu site. Dedique uma página em seu site ou um post em seu blog para contar sua história. O conteúdo deve refletir absolutamente quem você é. Inclua alguns detalhes sobre você que o tornam único, mesmo que não esteja diretamente relacionado à fotografia. 

Por exemplo, mencione alguns de seus valores pessoais que o impulsionam, juntamente com alguns hobbies peculiares que você faz por diversão. Sinta-se à vontade para mencionar brevemente o tipo de bebida que você deseja consumir pela manhã. Isto irá percorrer um longo caminho para as pessoas que estão em ressonância com você como uma pessoa real. Em suas mentes, você se torna mais do que apenas um “provedor de serviços” ou “fornecedor”.

Além disso, ofereça bastidores do seu negócio. A mídia social é particularmente útil para isso. Publique fotos e vídeos curtos, bem como conteúdo em processo que mostre as suas fotos. Durante uma sessão de fotos, peça ao seu assistente para levar algumas imagens do Facebook ao vivo para envolver seu público – com a permissão do seu cliente, é claro.

2. Seja um especialista.

Quando você está começando, é compreensível levar todo e qualquer tipo de cliente que apareça no caminho.

Nós temos contas a pagar, afinal. Já vi fotógrafos solteiros levarem tudo, desde fotografias de casamentos, retratos de família, retratos de animais de estimação, fotografias de produtos, fotografias de arquitetura, além de um pouco de fotografias da vida selvagem que foram jogadas em boa medida. 

Não é incomum ver o equivalente das palavras “Eu farei qualquer coisa que você possa imaginar” como um banner no site de um fotógrafo.

No entanto, isso pode ser prejudicial para o seu negócio a longo prazo.

Na maioria dos casos, quanto mais geral um fotógrafo é, mais eles são vistos como uma mercadoria substituível. Por outro lado, quanto mais especializado é um fotógrafo, mais eles são respeitados e pagos por seus serviços.

Então, enquanto você pode ter que inicialmente levar tudo no começo para sobreviver, minha sugestão é a seguinte: após cerca de um ano de trabalho, recue e analise seu portfólio e sua lista de clientes.

 Pergunte a você mesmo as seguintes questões: 

• Que tipo de trabalho você mais gostou de fazer?

• Com quais tipos de clientes você mais gostou de trabalhar? 

• Quais clientes tinham valores semelhantes aos seus? 

• Quais clientes foram capazes (e felizes de pagar) o que você vale?

O objetivo deste exercício é ajudá-lo a identificar que tipo(s) de fotografia e clientes você deve focar. Você está começando a identificar sua área de especialização.

Reconheço plenamente quão aterrorizante pode ser afastar-se do modelo de “todos os ofícios” para um modelo que foca apenas um punhado de especialidades. 

No entanto, saber quem são seus clientes ideais ajudará a refinar sua mensagem de marketing, pois você poderá falar diretamente com eles em seu site e redes sociais. Além disso, você pode identificar onde eles estão pessoalmente e ir para eventos de rede ou mostra onde você pode interagir com eles.

Depois de ter feito esse exercício por si mesmo, dê um passo adiante: adicione um link ao menu do seu website chamado “especialidades” e publique um punhado de estudos de caso de qualidade de seus clientes favoritos anteriores, junto com depoimentos deles. 

Além disso, publique esses estudos de caso em mídias sociais, com um link para seu site. Isso ajudará você a atrair futuros clientes que são ótimos para você.

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3. Use vídeos para mostrar seu talento e ensinar seu cliente

O vídeo pode ser uma ferramenta poderosa para ajudar seu público a conhecê-lo.

 Também é conveniente porque, sendo um fotógrafo, você provavelmente já tem equipamento um equipamento de fotografia profissional. Acredito firmemente que todo fotógrafo deveria estar usando o vídeo para se promover.

46% dos usuários realizam algum tipo de ação depois de visualizar um anúncio em vídeo, de acordo com a associação de editores on-line.

Fonte: Insivia

Vídeos curtos e interessantes são uma ótima maneira de envolver seu público. Em muitos casos, os espectadores não precisam mais que todos os vídeos publicados sejam polidos demais.

Especialmente com a chegada do Facebook Live, os espectadores tendem a equiparar vídeo não polido com autenticidade crua.

4. Trate todos seus clientes como se ele fosse o seu melhor cliente

É uma dura verdade: se você simplesmente atender às expectativas de seus clientes, rapidamente se tornará inesquecível. Substituível. 

Ser “bom o suficiente” simplesmente não é suficiente nos dias de hoje. Você tem que ir acima e além. Isso se aplica a todos os aspectos de suas práticas de atendimento ao cliente.

Ofereça aos seus clientes uma ótima experiência durante a sessão de fotos usando estas sugestões: 

Ofereça-lhes café e certifique-se de que estão confortáveis. Após a sessão, mantenha-se em contato com eles para saber quando eles terão seus produtos fotográficos. Tenha orgulho da sua entrega de embalagens e fotos. 

Depois de entregar as fotos, informe-as de que você não se esqueceu delas. Envie-lhes um cartão de agradecimento ou um pequeno sinal de agradecimento por ser tão incrível. Um presente simples pode percorrer um longo caminho. Os clientes se lembrarão de toda a sua experiência com você, desde a primeira conversa no telefone até aquele cartão de agradecimento.

5. Tenha uma estratégia.

Mantenha-se em contacto com os seus clientes anteriores com uma newsletter divertida e personalizada

Manter contato com seus clientes anteriores é crucial, e os boletins informativos são uma maneira fácil de fazer isso. Eles gastaram dinheiro com você, e estudos mostraram que as pessoas que gastaram dinheiro com você no passado estão mais propensas a gastar dinheiro com você novamente, ao invés de tentar recrutar uma liderança fria. Esses clientes anteriores também podem lhe enviar referências, o que qualquer fotógrafo lhe dirá constitui uma grande parte de seus negócios.

Por mais lotada que a indústria fotográfica pareça, ainda há maneiras simples que você pode usar para ajudar sua empresa a se destacar.

Seguindo essas dicas, você estará no caminho certo para construir um negócio sólido que durará por muitos anos.

E como um bônus adicional, você vai se divertir fazendo isso!

Paulo Ellias

Paulo Ellias

Sou especialista em fotografia de casamento e ensaios fotográficos de casais e famílias. Acompanhe meus canais para saber mais sobre mim.

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