Como não perder as fotos do casamento

Aprenda como não perder as fotos do casamento com algumas dicas simples que vão ajudar você a manter preservadas as fotos desse dia tão importante.

Vou lhe passar 4 dicas para manter suas fotos do casamento salvas e seguras.

Você passou meses – algumas vezes até mesmo anos – planejando cada detalhe do dia de seu casamento, desempenhou mediação na lista de convidados com a família, investiu milhares de reais em um serviço de fotografia de casamento e comemorou um marco importante de sua vida; você se casando. 

Alguns meses depois, você recebe uma galeria impressionante de imagens do casamento de seu fotógrafo e revive os momentos repetidas vezes – e na hora certa, porque a depressão pós-casamento está se tornando bastante forte!

Algumas semanas depois você olha sua galeria online uma vez por semana, em vez de a cada hora e, eventualmente, baixa todas as imagens em seu computador antes da data de expiração. Ou isso, ou você tem um pendrive ou cartão SD do seu fotógrafo com imagens do casamento jogadas em uma gaveta em algum lugar do quarto.

E agora o que fazer para protege-las e não perder as fotos do casamento

Você tem uma bela recordação do dia do seu casamento, mas como você pode proteger essas memórias por décadas? E não podemos deixar de lado um cenário de pesadelo: e se algo acontecer ao seu computador e essas imagens preciosas desaparecerem para sempre?! 

É provável que o seu fotógrafo de casamento tenha uma cláusula em seu contrato descrevendo por quanto tempo eles mantêm seus arquivos de casamento. Normalmente, isso é um ano, mas eu não aconselharia depender disso como uma forma de backup!

O que fazer para não perder as fotos do casamento
Como não perder as fotos do casamento

Sendo assim, fique com 4 dicas simples, para não perder as fotos do casamento

1. USE DISCOS RÍGIDOS EXTERNOS

Esta é uma das maneiras mais fáceis de manter suas imagens em backup em arquivo digital. Uma regra geral é quanto mais lugares suas imagens viverem, menor a probabilidade de perdê-las no caso de uma dessas fontes falhar. As unidades externas também são relativamente baratas e um pequeno preço a pagar pela tranquilidade!

Então, como você faz backup de suas imagens depois de ter seu disco rígido externo? A resposta é bastante simples. Tudo o que você precisa fazer é copiar os arquivos de imagem do casamento – copiar, não mover – Do computador local para uma nova pasta no disco externo.

Eu recomendo usar dois discos rígidos externos para fazer backup de suas imagens de casamento. O primeiro: Armazenado em casa. O segundo: armazenado fora de casa. Opções viáveis podem ser em seu escritório, casa de seus pais, seu primo, etc. em qualquer local onde você possa armazenar um disco rígido fora de sua casa. 

Com isso, outra situação de pesadelo pode ser evitada: você tem suas imagens de casamento em seu computador e dois discos rígidos externos, mas todos eles estão armazenados em sua casa e sua casa fica em chamas enquanto você está fora. O PIOR! Mas, felizmente para você – além de você perder a sua casa -, você pode entrar na casa dos seus pais e saber que as imagens do seu casamento ainda estão seguras.

2. FAÇA BOM USO DA NUVEM

Outra etapa sólida em seu sistema de backup é fazer backup de seus arquivos de imagem na nuvem. Voltando para aquela situação citada anteriormente, se você tivesse um de seus discos rígidos externos armazenados fora do local, bem como um backup de nuvem, você teria o dobro do proteção para manter suas imagens seguras! 

A maioria dos backups de nuvem é automático, portanto você não precisa nem pensar nisso. Além de ter imagens em seu computador e duas unidades externas, eu também recomendo configurar seu computador em um sistema de backup em nuvem! Aqui estão alguns ótimos:

• iCloud 

• Amazon Drive 

• Backblaze 

3. INVISTA EM ÁLBUNS + IMPRESSÕES

Uma das melhores maneiras de preservar suas memórias do dia do casamento é através de um lindo álbum de casamento e impressões profissionais. A maioria de vocês me ouviu falar sobre como os álbuns de casamento são importantes. 

Não só é um álbum de casamento de herança e imprime uma incrível peça final para sua experiência de casamento, mas também é outra forma de preservar suas memórias do dia do casamento. A tecnologia é maravilhosa e tomar as medidas acima para proteger suas imagens é um primeiro passo necessário, mas a tecnologia falha às vezes. 

Um álbum de casamento não requer internet, atualizações de software e não tem o potencial de se corromper e falhar. É uma herança incrível que resiste ao teste do tempo para as gerações vindouras, sem necessidade de assinatura. 

4. NÃO COLOQUE TODOS OS OVOS EM UMA SÓ CESTA

Confiar em apenas uma fonte de backup para suas imagens de casamento simplesmente não é suficiente. Digamos que suas imagens de casamento estejam armazenadas em seu computador e também sejam armazenadas em backup na nuvem. 

Você pode achar que está tudo bem se algo acontecer ao seu computador. Mas se o seu computador travar e a sua unidade de nuvem não for atualizada ou se algo der errado com sua conta, você ficará sem sorte.

 O mesmo se aplica apenas a dependências externas ou impressões em sua casa. Quanto mais lugares suas imagens foram armazenadas, mais seguras elas estarão.

E tomando um momento para rever algumas das etapas acima e implementar um plano de backup sólido, você pode ficar tranquilo sabendo que suas memórias de casamento durarão por toda a vida. Não se esqueça também das fotos da sua família e das imagens da sessão de retratos!

Paulo Ellias

Paulo Ellias

Sou especialista em fotografia de casamento e ensaios fotográficos de casais e famílias. Acompanhe meus canais para saber mais sobre mim.

Porque me tornei fotógrafo de Casamento e família

Porque me tornei fotógrafo de casamento e família

Vou contar a história de como me tornei fotógrafo de casamento e família. Conheça um pouco da minha história até eu me tornar um fotógrafo …

Continue →

Gostou do conteúdo? Compartilhe para ajudar a divulgar!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram

VEJA MAIS CASAMENTOS, ENSAIOS E DICAS