Postura do fotógrafo profissional durante o casamento

Postura profissional no casamento é um tema delicado, porém necessário. Vou abordar 5 dicas de postura profissional que recebi no início da carreira e levo comigo até hoje. A dica 4 e 5 determinam seu sucesso na carreira.

1 – Você nunca deve dialogar com os noivos muito de perto durante o momento em que estão no altar e nas festas

Mesmo com o som alto, você deve ter estratégia para se aproximar dos noivos, inclusive durante a cerimônia e na festa. Ter discrição é um meio de demonstrar profissionalismo.

É importante também que, muitos fotógrafos cuidem do hálito, principalmente se ainda não comeram, e vão passar muito tempo fotografando, muitos fazem o making of e ficam até o fim da cerimônia. 

O ideal é que você prepare os convidados e os noivos, e os chame para uma conversa mais reservada, assim vocês podem acordar onde serão tiradas as fotos principais.

2 – Tenha cuidado quando for abordar os noivos para as fotos

Após os noivos terem te contratado, você precisa demonstrar o máximo de profissionalismo possível.

Quando finalmente chegar o dia do casamento, você deve se dirigir ao noivo somente para o que for necessário, pois pode provocar um certo ciúmes na noiva. Em qualquer que seja a circunstância, mantenha sempre a postura.

Tenha cuidado nos pedidos, caso haja necessidade, por exemplo, se pedir para retirar as alianças, o ideal é que seja extremamente discreto e de preferência longe dos convidados.

Assim, você evita exposição desnecessária perante os convidados, e evita também que os noivos percam suas alianças no período das fotos.

3 – Caso os noivos te derem algum objeto para vigiar, cuide bem deles

Se você precisar segurar as alianças, você precisa ser muito cuidadoso com elas. Afinal, custou caro para os noivos, e será para a vida toda.

No momento em que escolher a posição das fotos, você deve zelar pelo vestido, para que ele não rasgue e nem fique sujo. Todo o cuidado é importante, para que depois você possa ser indicado(a) pela noiva.

Agora, se você pretende tirar uma foto diferenciada, é sempre bom lembrar que, você precisa comunicar a noiva, para verificar se ela concorda ou não.

4 – Seja simpático com todos a sua volta

Com simpatia é possível gravar com calma todos os momentos da cerimônia. Logo, você sempre deve analisar e observar muito bem os espaços a sua volta.

Podemos citar como exemplo, o cumprimento dos padrinhos com os noivos, você deve tirar foto do momento do beijo da noiva e do noivo em seus padrinhos.

Embora saibamos que os noivos sempre são destaque, para diferenciar você precisa fotografar os padrinhos e as madrinhas, para deixar destacado.

5 – Seja simpático, mas não invasivo!

Paquerar jamais. Invadir a privacidade do convidado também não.

Paulo Ellias

Paulo Ellias

Sou especialista em fotografia de casamento e ensaios fotográficos de casais e famílias. Acompanhe meus canais para saber mais sobre mim.

Porque me tornei fotógrafo de Casamento e família

Porque me tornei fotógrafo de casamento e família

Vou contar a história de como me tornei fotógrafo de casamento e família. Conheça um pouco da minha história até eu me tornar um fotógrafo …

Continue →

Gostou do conteúdo? Compartilhe para ajudar a divulgar!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram

VEJA MAIS CASAMENTOS, ENSAIOS E DICAS